É frequente afirmar-se que o bandolim é um instrumento musical com uma grande tradição na Madeira. Esta afirmação é normalmente fundamentada no número relativamente elevado de orquestras de bandolim existentes actualmente na região1 e simultaneamente numa noção superficial de que existem agrupamentos musicais com bandolins na Madeira “há já muitos anos”. O que se entende neste contexto por “muitos anos” ninguém parece saber com rigor, sendo muito variáveis as opiniões sobre a época de entrada do bandolim no Funchal.


Este CD-Rom pretende assim tentar responder, em jeito de ensaio, à questão da origem do bandolim na Madeira e, consequentemente, responder a outras questões relacionadas neste contexto, tais como quem foram os músicos pioneiros, que factores terão contribuído para a aceitação deste instrumento e qual o repertório musical executado no bandolim.


Para tentar responder a estas questões, cruzaram-se várias fontes, tais como periódicos do século XIX e XX, partituras de grupos de bandolins da Madeira, documentação iconográfica compilada com a ajuda do presidente da direcção da Associação Musical e Cultural Xarabanda, Rui Camacho, e foi realizada uma breve síntese de trabalhos de cariz musicológico publicados recentemente sobre a música na Madeira. Observou-se também uma amostra de 326 partituras com partes de bandolim da primeira metade do século XX, de modo a tentar conhecer melhor o repertório executado.2

Paulo Esteireiro
Divisão de Investigação e Documentação do
Gabinete Coordenador de Educação Artística

________________________

1 A Associação de Bandolins da Madeira refere no seu site que existem «17 tunas ou orquestras de bandolins activas na Região Autónoma da Madeira». Ver http://www.bandolins-madeira.net/web/orquestras/ (acedido em 26 de Março de 2010).

2 A amostra de 326 partituras é constituída por músicas manuscritas para bandolim que se encontram nas Colecções Ângelo Álvares de Freitas e Noé Cró, na Biblioteca do Gabinete Coordenador de Educação Artística.

________________________________________________________