NOTA INTRODUTÓRIA

A Madeira é um encanto
bela cidade é o Funchal
do Oceano é a pérola
a jóia de Portugal.

Quinteto Drumond de Vasconcelos - Funchal 2010. Foto de Rui Camacho

Tendo como base a informação/testemunho que nos deixaram os dois autores ingleses oitocentistas abaixo copiados, tentámos reconstituir um sarau musical no Funchal de meados do século XIX. O repertório aqui gravado é tomado a partir dos vários manuscritos madeirenses que nos chegaram, datados entre os anos de 1844 e 1890, tendo sido organizados por compositores e tangedores funchalenses deste período. Nesta gravação participaram, além de dois machetes madeirenses, que tocam a solo, duo ou também são usados como acompanhadores da voz de soprano, uma viola francesa e uma flauta traversa. As peças escolhidas para esta gravação são muito variadas, fazendo-se ouvir: os célebres romances madeirenses, recolhidos e adaptados para voz e machetes por Manuel Joaquim Monteiro; uma modinha de Cândido Drumond de Vasconcelos; uma canção inglesa de autor anónimo; danças de salão em voga nesta época, como a Valsa, o Cotilhão; a célebre Rule Britannia de Thomas Arnes, adaptada para o machete solo; uma canção suíça, Ranz de Vaches, aqui tocada numa versão instrumental; um Tema com variações; um Hino e uma Valsa vienense do velho Johannes Strauss.

Manuel Morais
(Investigador integrado do C.H.A.I.A./Universidade de Évora)