As boas obras de arte são eternas ou, pelo menos, deveriam ser. No entanto, as obras musicais dos compositores madeirenses do passado têm permanecido num infeliz estado de esquecimento social. O que fazer? Nas artes plásticas, os quadros e as esculturas do passado são recuperadas em processos lentos e de elevado custo, sendo aceite pelo senso comum o enorme valor histórico e artístico desta obras de arte. No campo da música, o processo de recuperação histórico das obras musicais é igualmente moroso e de preço elevado, mas nem sempre se atribui o devido valor às obras musicais antigas, acabando muitas delas por se perder para sempre.

O principal propósito desta colecção é recuperar socialmente algumas das obras musicais madeirenses do passado. O processo de recuperação, do qual este CD é o resultado final, seguiu as seguintes etapas: (1) recuperação de colecções de partituras antigas, na posse de famílias madeirenses; (2) selecção das obras musicais mais relevantes, de autores madeirenses, entre as várias peças existentes nas colecções; (3) pesquisa de informação sobre os compositores em periódicos e livros; (4) digitalização das partituras numa edição moderna e fácil de ler; (5) análise das partituras e pesquisa de informação sobre a utilização do género musical no contexto madeirense; (6) criação de um grupo musical para tocar as partituras recuperadas; (7) gravação áudio das obras musicais; (8) criação de um suporte didáctico atractivo para o público geral.

Esperamos que esta primeira edição, dedicada às Sinfonias de Santa Cecília, seja útil e benéfica para o maior número de pessoas, tendo sido nossa intenção criar um produto acessível a variados públicos: os músicos, que encontram nestas partituras, mais um repertório possível para os seus concertos; os historiadores, que encontram aqui mais um fragmento histórico sobre o passado da Madeira; os professores de música, que podem utilizar nas suas aulas mais um produto musical regional; e os melómanos, que podem apreciar a música do passado madeirense, juntamente com alguns dados históricos sobre os compositores e as obras musicais em causa.

 

A estrutura do CD “Sinfonias de Santa Cecília” foi criada em redor dos seguintes menus:

 

Santa Cecília – Quem foi Santa Cecília? O que fez para ser santificada? Por que é a padroeira dos músicos?

As Sinfonias – Qual o lugar das sinfonias no culto religioso na Madeira? Como eram compostas as sinfonias?

Partituras Digitais – Possibilidade de visualizar, ouvir e imprimir as partituras das sinfonias.

Compositores - Quem foram alguns dos principais compositores de sinfonias religiosas madeirenses?